O que é Autismo?

Atualizado: Ago 1

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma síndrome que afeta o neurodesenvolvimento, sendo possível a identificação antes dos 3 anos de idade.

O Manual de Desenvolvimento de Transtornos Mentais (DSM-V), passou a agrupar além do autismo clássico, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Não-Especificado e a Síndrome de Asperger, definindo assim as características essenciais do TEA como:

  • Prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social,

  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades


Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário.





A denominação de espectro refere-se às diversas variações na severidade das manifestações, como os diferentes níveis do autismo.





Nível 1: Apresenta maior autonomia para executar tarefas diárias específicas, interesse diminuído em interações sociais ou inabilidade em iniciá-las e mantê-las apropriadamente. Ainda, demonstram leve fixação em seus interesses restritos, com dificuldades de organização e planejamento, necessitando de menos suporte.


Nível 2: Apresenta dificuldade moderada na comunicação verbal e não-verbal, necessitando de maior suporte para realizar as atividades, além de possuir maior rigidez com alterações de rotina ou ambiente.


Nível 3: Necessita de suporte constante, demonstrando déficit severo na comunicação e interação social, além de dificuldade extrema de lidar com situações novas.




Fonte: O Centers for Disease Control and Prevention e Autism Speaks

0 visualização
 

Projeto

Autismo & Inclusão

O projeto possui foco na promoção de subsídios teórico-práticos para a atuação do professor junto a alunos com autismo.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter