A importância da rotina
Uma rotina pré-estabelecida e organizada, com o intuito de prever o que a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizará durante os dias, diminui bastante o senso de falta de controle e desconforto por parte da criança. Assim, passa a se observar o aumento de comportamentos adaptativos no seu cotidiano. O objetivo em assegurar uma agenda já pronta para a criança é garantir segurança a ela, manejando uma dificuldade própria do quadro que é a rigidez de comportamento e a dificuldade de adaptação a situações novas. Em função dos prejuízos na área sociocomunicativa e de um melhor processamento de informações visuais, o modo de agenda mais conhecido para usar com crianças do espectro autista é o sistema de comunicação através de figuras.
Este sistema pode apresentar as mais variadas informações, desde o que fazer em uma situação de estresse até em pequenas regras que devem ser seguidas, como é mostrado na imagem abaixo:

Para acessar o quadro de prevenção ao estresse, clique aqui
Estes quadros podem ser adaptados e até mesmo reinventados, pois quando o assunto é criatividade, não pode existir limites.
É importante salientar, também, que este sistema pode ser usado por professores em sala de aula. Para o autor Barbosa (2006), o professor deve estar disposto a realizar tais atividades, visando ao melhor aproveitamento por parte do aluno com TEA. Com isso, além de criar este sistema deve buscar introduzir a criança ao novo ambiente, para que ela conheça e aceite as quebras na rotina no tempo dela, para não ocorrer estranhamento.
Pensando nestas atividades, desenvolvemos um cronograma baseado inteiramente em uma rotina inserida no novo contexto atual de quarentena, como é mostrado no slide show abaixo:
O conteúdo pode ser baixado e modificado para ser adaptado ao contexto de cada família.
Segue a gente nas redes sociais:
Instagram: @_projetoautismo
Facebook: @projetoautismo
As imagens utilizadas para a criação dos slides de rotina foram produzidas pela Fumira ClipArt
Referências: Barbosa (2006). A importância da rotina na Educação Infantil.