02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Atualizado: Jun 26

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo. Saiba mais sobre essa síndrome que afeta o neurodesenvolvimento.


Criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) ao final de 2007, a data 2 de abril possui como objetivo esclarecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitando a compreensão desta síndrome que afeta as habilidades sociais, a comunicação e que produz comportamentos repetitivos em uma grande parcela da população mundial.

Há uma ampla variedade de tipos e subtipos do autismo, que podem ser identificados até mesmo antes dos três anos de idade. O termo "espectro" surgiu para abranger todas as variações em um só grupo. Os indivíduos deste grupo usualmente apresentam sintomas que refletem no âmbito social, como a dificuldade de se relacionar com outras pessoas, não conseguir olhar nos olhos do outro, preferência pelo isolamento, falta de interesse pelo o que está sendo apresentado em sala de aula etc. Estes sintomas gerados pelo transtorno irão refletir de modo significativo na vida do indivíduo, principalmente na sua relação com o mundo externo, e devido a isto, reforça-se o uso da intervenção, que pode e deve ser feita para auxiliar a pessoa em qualquer etapa de sua vida mas a dica é que seja realizada até os três anos de vida para obter um melhor resultado.



Publicado por Ian Braga

Fonte: Autismo: Auxilio ao Desenvolvimento Antecipadamente. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Desktop/622-1-1994-1-10-20140606.pdf

Foto por: Revista Saúde. Disponível em: https://rsaude.com.br/porto-velho/materia/tea-transtorno-do-espectro-do-autismo-a-importancia-da-fonoaudiologia-e-da-terapia-ocupacional/10476

60 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
 

Projeto

Autismo & Inclusão

O projeto possui foco na promoção de subsídios teórico-práticos para a atuação do professor junto a alunos com autismo. Além disso, estão sendo ofertadas, neste contexto de pandemia, orientações para as famílias lidarem com essa situação diante das demandas específicas do quadro do autismo.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter